Inovação e Tecnologia Impulsionam a 10ª Mostra Viver Ciência em Rio Branco
A 10ª Mostra Viver Ciência, realizada em Rio Branco, se destaca como um evento fundamental para o fomento à inovação e à tecnologia no estado do Acre. Promovido pelo governo do estado, por meio das secretarias de Educação (SEE) e de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), o evento tem como objetivo fortalecer o intercâmbio científico e apresentar avanços tecnológicos locais. A Mostra é uma oportunidade única de engajamento entre estudantes, professores e a comunidade científica, além de incentivar a inovação no desenvolvimento de novas tecnologias e projetos científicos.
A Seict desempenha um papel importante na construção e desenvolvimento de pesquisas voltadas para a inovação tecnológica. Um dos maiores destaques da Mostra Viver Ciência de 2024 foi a oficina de desenvolvimento de jogos eletrônicos. Esta oficina se torna uma ponte para a entrada de jovens talentos no mercado de games, um setor em crescimento constante. O evento também contou com a exposição de jogos eletrônicos produzidos no Acre, além de atividades virtuais que visam aproximar a população dos segmentos científicos e tecnológicos. Ao unir a inovação ao ensino, a Seict proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento de novas ideias e a criação de soluções tecnológicas criativas.
O governo do Acre, por meio do secretário de Educação Aberson Carvalho, foi elogiado por sua dedicação em promover edições bem-sucedidas da Mostra Viver Ciência. A Seict se junta a este esforço, incentivando a participação de estudantes e professores no evento. A colaboração entre as diversas secretarias e instituições de ensino fortalece o papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento do estado, criando novas oportunidades para a juventude acreana. A 10ª edição da Mostra também destaca a importância da formação de novos profissionais que poderão atuar no mercado tecnológico, como programadores e desenvolvedores de jogos, além de outros campos de inovação.
Outro ponto importante abordado durante a 10ª Mostra Viver Ciência foi a apresentação de uma pesquisa inédita realizada pela Federação de Games e Tecnologia (Fagt). O estudo revelou que 87% da população entre 12 e 60 anos já teve contato com jogos digitais de alguma forma, destacando a crescente popularização dos jogos eletrônicos. Além disso, a pesquisa trouxe à tona uma realidade preocupante: mulheres que moram em áreas mais isoladas, no interior do estado, ainda enfrentam dificuldades de acesso ao universo eletrônico. Esses dados são importantes para a elaboração de políticas públicas que possam promover a inclusão digital, levando tecnologia e inovação a todas as regiões do Acre.
O mercado de games tem se mostrado um setor em ascensão, com crescimento mais acelerado do que a música e o cinema juntos, o que coloca a inovação no desenvolvimento de jogos como uma área estratégica para o futuro. O vice-presidente da Fagt, Tiago Birimba, destacou que a faixa etária que mais consome jogos eletrônicos está entre 12 e 65 anos, sendo que a maioria o faz por puro entretenimento. No entanto, é fundamental incentivar jovens a se tornarem desenvolvedores de jogos, já que o mercado oferece inúmeras oportunidades de crescimento. A Mostra Viver Ciência é uma excelente plataforma para promover a democratização dos jogos eletrônicos, oferecendo um ambiente favorável para o surgimento de novas ideias e soluções tecnológicas.
A colaboração entre técnicos da Seict e a Fagt, além da Jornada de GameDev, na criação de jogos eletrônicos, também é um ponto crucial para o fortalecimento da inovação no Acre. Esses profissionais trabalham juntos com o objetivo de potencializar a criação e o desenvolvimento de jogos eletrônicos no estado. Esse esforço conjunto visa incentivar o empreendedorismo tecnológico local, capacitando jovens para atuar de forma criativa e inovadora em áreas como a indústria de games. A iniciativa busca transformar o Acre em um polo de inovação, onde novas tecnologias possam surgir e impulsionar a economia local.
Durante o evento, o coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Acre, Ari Palu Junior, observou a importância de utilizar o ambiente eletrônico como uma alternativa de consumo consciente. Essa proposta está alinhada com o tema da biodiversidade, que foi discutido na Mostra Viver Ciência 2024, no contexto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A tecnologia social pode desempenhar um papel transformador na preservação ambiental e na conscientização sobre práticas sustentáveis. A Mostra se tornou, assim, um espaço para refletir sobre como a inovação pode contribuir para a preservação do meio ambiente, utilizando a tecnologia como uma aliada na busca por soluções sustentáveis.
A 10ª edição da Mostra Viver Ciência é um marco para a ciência e a tecnologia no Acre. Com a participação ativa de diversas instituições e o apoio do governo estadual, o evento tem se consolidado como uma plataforma fundamental para o incentivo à inovação, ao desenvolvimento de novas tecnologias e ao intercâmbio de conhecimentos. Ao focar na formação de jovens talentos e na divulgação de pesquisas e tecnologias inovadoras, a Mostra Viver Ciência contribui para o fortalecimento do ecossistema científico e tecnológico local, preparando o Acre para os desafios do futuro e destacando sua importância no cenário nacional.
Autor: Lewis Clarke