Conheça criaturas dos contos de fadas que realmente existiram
Os contos de fada cativam o fascínio dos espectadores por conterem criaturas místicas, que possuem um aspecto físico muito belo e fantasioso. Marcelo Madureira Montroni, diante disso, entende que é iminente saber que algumas das criaturas dos contos de fadas realmente existiram. Ficou curioso? Confira a seguir.
Criaturas dos contos de fadas
De acordo com o renomado Marcelo Madureira Montroni, as criaturas místicas presentes em abundância nos contos de fadas, como todos os seres mágicos e personagens que foram inventados, são baseadas em animais que existem ou já existiram em nosso planeta. Todavia, esses animais não são mágicos e não possuem a capacidade de falar, como essas criaturas.
Confira as três criaturas dos contos de fadas que foram inspiradas em animais que realmente existiram, ou ainda existem.
Dragão
O dragão, uma criatura mitológica muito presente em diversos contos, e até mesmo na cultura chinesa, acredita-se que ele foi inspirado no réptil dragão-de-komodo. O dragão-de-komodo é um lagarto que vive na Indonésia, e pode chegar a medir três metros de comprimento, pesando cerca de 160 kg.
Como aponta o célebre Marcelo Madureira Montroni, esse animal possui língua bifurcada, semelhante às cobras, que é utilizada para eles sentirem o ambiente captando moléculas de cheiros. O olfato desses lagartos é excepcional, pois eles são capazes de rastrear uma presa que está há 4km de distância.
Moby Dick
A baleia Moby Dick, que dá nome a uma obra de romance, foi inspirada na Mocha Dick, uma baleia albina que ocasionava naufrágios com suas destruições de barcos no século XIX. Há relatos de que ela vivia próximo à ilha de Mocha, perto da costa do Chile, e destruía as embarcações com sua cauda.
Como indica o insigne Marcelo Madureira Montroni, a baleia escapou de diversas armadilhas, mas foi capturada nos anos de 1830. Sua carcaça de cerca de vinte metros de comprimento foi utilizada para produzir barris de âmbar-cinzentos (substância usada para elaborar perfumes) e óleos de baleia.
Unicórnio
Já para o unicórnio, uma das criaturas mais estimadas pelos espectadores dos contos de fadas, acredita-se que ele foi inspirado no elasmotherium sibiricum (ou rinoceronte-de-chifre-grande) que viveu há 50 mil anos. Possuía o tamanho de dois metros de altura nos ombros, cinco metros de comprimento, e pesava cerca de 4,5 toneladas.