Politica

Para evitar furto de fios, prefeitura sanciona lei que cria regras para compra do material em Rio Branco

Com o objetivo de coibir os constantes roubos e furtos de fios e materiais de cobre de locais públicos, a prefeitura de Rio Branco sancionou uma lei, nesta segunda-feira (25), que prevê regras para a compra do material.

São constantes os registros desse tipo de ocorrência na capital, em locais públicos como a Praça da Revolução, Gameleira, cemitérios, Lago do Amor, onde os materiais são levados com intuito de der comercializado.

No lago do amor, por exemplo, neste final de semana, um homem chegou a ser preso pela Polícia Militar (M-AC) ao flagrar o suspeito furtando os fios. O local também já perdeu as placas que foram colocadas em homenagem às vítimas da Covid-19.

O prefeito Tião Bocalom disse que com a lei espera que aconteça uma redução da prática criminosa que gera um grande prejuízo aos cofres públicos.

A lei cria a política municipal de prevenção e combate ao furto, roubo e receptação de cabos, fios metálicos, geradores, baterias, transformadores, motores, placas metálicas, lâmpadas de LED, luminárias, placas fotovoltaicas entre outros itens e regulamenta a comercialização desse material.

“Esse projeto vem para ver se a gente diminui esses roubos de cabos, fios, que estão fazendo na nossa cidade e está dando um prejuízo monstruoso para a prefeitura. Infelizmente a Segurança Pública não tem esse poder todo de cuidar. Nós pedimos inclusive que providencie mais segurança para evitar isso e gera muito custo para a prefeitura”, disse.

Mesmo sem ter um balanço oficial, o prefeito disse que são milhões de reais em reparos feitos anualmente.

“Acredito que vai melhorar muito. Sei que resolver 100% não vai, mas vai melhorar e diminuir os prejuízos. Porque esse dinheiro que a gente usa para repor os fios poderia ser usado para comprar mais alimentos nas creches, cuidar mais do restaurante popular, fazer mais ruas porque o prejuízo é muito grande e espero que a gente possa reduzir essa questão dos furtos”, concluiu.

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

More in:Politica

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *